DETALHE DO PRODUTO
Editora: Juá; 1ª Edição - 2021
Idioma: Português
Capa comum: 256 páginas
Dimensões: 15,5x1,5x23 cm
Gênero da Obra: Romance
Público Alvo: Juvenil-Adulto
ISBN: 978-65-81353-01-8
SKU: Livro-01
AUTORA: Betania Paz
SINOPSE:
A Guerreira Ioruba
A famosa escritora brasileira Bela Akanke, que vive na Alemanha, retorna a Bom Jesus da Lapa, interior da Bahia, para receber uma homenagem. Ao chegar à cidade, tomada pelas memórias dolorosas da infância no quilombola de Rio das Rãs, foge para o sítio onde vivera com seus bisavós. Lá, relembra quando ela implorou a Ioiô, seu bisavô, para ler um livro que ganhara: O Pequeno Príncipe. Analfabeto, ele fingiu ler e contou a própria saga como Ayo, um príncipe ioruba, arrancado da África e trazido ao Brasil num navio negreiro.
A vida de Ayo ressurge de forma poética e emocionante: a infância na tribo ioruba, na África; a relação com sua mãe, uma rainha guerreira que deu a vida para salvar seu povo e seu filho; a dolorosa jornada no navio negreiro; a amizade com o capitão do navio; e, finalmente, sua relação surpreendente com o poeta Castro Alves em Salvador, na Bahia.
Diante das descobertas de suas raízes africanas e os conflitos com os bisavós, amigos e consigo mesma, Bela Akanke embarca numa viagem empolgante e poética, onde o amor, a rejeição e o preconceito são os ingredientes para transformá-la numa guerreira ioruba.
SOBRE A AUTORA
Betania Paz nasceu em Canudos, oeste da Bahia. Aos três anos mudou-se para as margens do Rio Araguaia, na selva amazônica, onde acordava com o rufar dos peixes-bois. Na infância, acreditava falar com os animais e seu inseparável amigo era um macaco-prego. Ainda no Pará, foi alfabetizada por um nativo. O tempo passou, ela cresceu e descobriu seu maior desafio: vencer a dislexia, um distúrbio que lhe traz enormes dificuldades para ler e escrever. Atualmente mora com o marido em Salvador, na Bahia, e se dedica a escrever sonhos.
O seu primeiro livro infantil, O Circo da Alegria, venceu o Concurso Selo João Ubaldo Ribeiro - edição 2014, pela FGM - Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura de Salvador. Escreveu ainda as obras: O Gato Rebelde; e, Portal de Fogo - livro I da trilogia Amuletos Sagrados.